Uma lição longe demais

20/08/2010 02:19

O espetáculo teatral "Uma Lição Longe Demais", é um drama social que conta a história de dois meninos de periferia semi marginalizados que raptam uma professora do ensino público,  um desses meninos é aluno da escola onde a professora trabalha.
   
A peça se desenvolve em um porão velho, sujo e abandonado, e o tema central se desenrrola tratando com uma pitada de humor as mazelas dos personagens.  O sequestro desta professora  torna-se uma troca de solidões, experiências e agressões, onde os personagens se envolvem numa trama de vida e morte.

A vontade de montar "Uma Lição Longe Demais" vem da necessidade de trazer para cena, um texto  extremamente comunicativo e expressivo com o público. Escrito com uma certa pitada de secura e objetividade, dotado de diálogos afiados.  Assim conseguimos levar para os palcos personagens olhados com cuidado e desenhados de modo consciente.
   
"Uma Lição Longe Demais" supera o nível do drama e atinge em muitas passagens o cume da tragédia. Absolutamente atual e emocionante.     

Fazer um espetáculo teatro atual, valorizando a qualidade e a imortalidade desta peça escrita em 1985.
   
Por tratar-se de um espetáculo onde os personagens são pessoas comuns, esta peça tem como foco chegar à intimidade do espectador, fazendo com que ele se divirta, reflita e se emocione.


Elenco:

           Tássia Camargo 


Atriz brasileira. Participou de diversos filmes, peças teatrais, seriados e telenovelas, tendo começado sua carreira na TV na Rede Globo. A atriz foi a primeira apresentadora do Vídeo Show, no primeiro ano de exibição, em 1983. A Marlene de O Salvador da Pátria, Marina da Glória da escolinha do professor Raimundo e a Elisa de Tieta se incluem entre suas personagens mais marcantes. Em 2007, Tássia Camargo atua como atriz e produtora no espetáculo musical "O Baile".

Alguns trabalhos realizados na TV: Novelas Vidas Opostas (Record), O Cravo e Rosa, Dona Flor e Seus Dois Maridos,    Quatro por Quatro, Despedida de Solteiro, As Noivas de Copacabana, O Dono do Mundo e Selva de Pedra (todas pela Rede Globo). No teatro Tássia participou dos espetáculos "O Amante" e "O Baile".

 

              Jorge de Sá

Ator revelado em "Malhação"  (personagem Mateus) logo depois participou do elenco da novela "A Lua me Disse" (personagem Jorginho) e no ano de 2007 participou da novela "Páginas da vida" de Manuel Carlos (personagem Salvador).

Nos anos de 2007 e 2008 apresentou os programas "Mandou Bem" e "Zero km" Ambos no MultiShow.  Na sua carreira no cinema participou dos filmes "Desenrola" de Rosane Svartman e "Beat the world" de Robet Adeuy.

 

           Rodrigo Bassin

  Ator carioca, teve sua estréia nos palcos em 2005 com o  espetáculo "Gimba, Presidente dos Valentes", em seguida participou da montagem dos espetáculos "Após a Chuva" em 2006 e 2007 e "Eu Só Morro se for de Diskman" em 2008. No cinema participou de diversos curtas metragens como "O Documentário" (dir. Silvio Guindane, 2005) "Barra Boys" (dir. Moisés Bittencourt com supervisão de Domingos de Oliveira) e "Cênico Movie" (dir. Roney Villela, 2008).

Atualmente acaba de gravar uma participação no programa "Open Bar" ainda inédito para o Canal Multishow (Dir. Pedro Antônio).

 

 

DIREÇÃO:

                Silvio Guindane
 

Ator, diretor e produtor, está no mercado há onze anos. Começou no cinema como ator, no filme "Como Nascem os Anjos" de Murilo Salles, que lhe rendeu um Kikito e um Candango de melhor ator. Desde então fez mais de quinze longas metragens, dentre eles: "Orfeu" e "O maior amor do mundo" de Cacá Diegues, "De Passagem" (protagonista) de Ricardo Elias, "Quanto Vale ou é por quilo" de Sérgio Bianchi, "Pode Crer" de Arthur Fontes e os recém lançados "Sonhos Roubados" de Sandra Werneck, "Bróder" de Jeferson De e 5x favela (protagonista) de Cacá Diegues.

No teatro atuou e produziu sucessos como: "Barrela" de Plínio Marcos, "Tango, Bolero e Chá Chá Chá" de Eloy Araújo, "Capitães da Areia" de Jorge Amado e protagonizou a última montagem de "As Bacantes" com direção de José Celso Martinez Corrêa. Silvio Guindane também dirigiu no teatro várias peças, como: "Alguém entre nós", "Dois perdidos numa noite suja", "Quem Matou Maria Helena", "Tem Alguém na Linha" e o espetáculo em cartaz atualmente "Após a Chuva" de sua própria autoria. Na televisão fez os seguintes trabalhos: "Andando nas Nuvens", "Aquarela do Brasil", "O Clone", "América", "Vidas Opostas", "A Lei e o Crime" e "Os Buchas".

 

(Veja o cartaz da peça)